Como são feitos os Tecidos Batik

Tecidos Batik

Os Tecidos Batik estão entre os mais lindos do mundo, não acha? Mas também costumam ser os mais caros. Vamos falar um pouco sobre o processo de produção destes tecidos pra que você entenda melhor o valor dele.

 

Tecidos Batik

Você sabia que ele é feito através de uma técnica de tingimento completamente artesanal, originário de Java, na Indonésia? Cada trabalho de Batik é único e feito à mão. Há várias formas de produção. Uma das mais primitivas mantém o processo quase que totalmente manual. Os desenhos do tecido se formam com uma máscara de cera que é depositada no tecido com carimbos de madeira (que também são feitos de maneira artesanal) ou também com um pincel especial. Nó vídeo a seguir você vai ver um pouco das ferramentas utilizadas.

 

A ordem das etapas depende do efeito desejado. São realizados sucessivos tingimentos até chegar no efeito desejado. O processo é realizado em sua maioria por homens, pois o manuseio de peças grandes de tecido exige muita força. No vídeo a seguir, a dobra da padronagem é feita a mão, o tingimento pode ser feito por deposição de tinta, passando pelo carimbo de cera e depois as várias lavagens e fervuras até chegar no resultado final. Algumas etapas são bastante perigosas por conta da temperatura da água.

 

Neste outro vídeos, vemos mulheres cuidado do processo de criação da estampa do tecido e dos tingimentos menores. Como os entrevistados falam a língua local, é difícil compreender o que é dito, mas imagens mostram bem o processo de produção.

 

Com os Tecidos Batik podemos produzir maravilhas!

Tecidos Batik

Tecidos Batik

Tecidos Batik

 

 

Viu só que trabalheira danada que dá fazer um Tecido Batik? Agora que você já sabe como ele é feito de onde vem, dá pra entender por que ele custa mais caro que os outros.

Esperamos que você tenha gostado!

Até a próxima!

 

Equipe Ana Cosentino

Sobre o Autor Ver todas as Postagens

Ana Cosentino

Sou apaixonada pelo Patchwork e pelo Quilting e acredito que o Patchwork tem o poder de transformar as vidas das pessoas.
Eu digo isso com propriedade, pois a minha própria vida foi... Saiba mais→

  • Selma Ramos Costa

    Parabéns Ana pelas pastagens com muita precisão