Qual manta usar no Patchwork?

Depois de preparar o topo do seu trabalho com o patchwork, é hora de montar o seu “sanduíche”. Para isso vamos precisar do topo, da manta e do tecido de forro.
A escolha da manta vai fazer toda diferença no resultado final do seu trabalho. Você quer uma manta mais leve, mais encorpada ou mais fofa.

O mercado patchwork no Brasil ainda é muito recente, mas está crescendo. Nós somos um mercado consumidor muito interessante para eles, afinal para fazer as colchas, mantas e bolsas de patchwork é preciso muita manta, não é verdade? Eu vejo bastante produtos fora do Brasil e vejo que a nossa manta tem qualidade, mas que ainda há muito que melhorar. Podemos usar como exemplo a Industria de Tecido, ela tem crescido muito nos últimos anos.

Por enquanto nós temos que nos adaptar com o produto que encontramos no mercado. Existem vários tipos de manta no mercado e na minha loja eu comercializo as que a gente mais usa:
MANTA R1 = poliéster, levemente colante de um lado e macia do outro, 100g ou 200g.
MANTA R2 = poliéster, levemente colante dos dois lados, 100g ou 200g.
Essa cola que existe nas mantas é uma cola temporária que é ativada com o calor do ferro de passar e que não faz uma aderência muito forte.

Qual a diferença?
A diferença básica entre a Manta R1 e a R2 pode ser percebida no toque das mãos. A Manta R2 é áspera dos dois lados por causa da resina e a R1 é áspera de um lado e macia do outro.

Nos meus trabalhos como mantas e caminhos de mesa eu uso a MANTA R1, acho que fica mais macio, sobretudo depois da primeira lavagem da peça. A MANTA R2 fica um pouco mais dura, mesmo depois da lavagem, então eu gosto de usá-la pra fazer um jogo americano. Se você usar a R2 numa manta, por exemplo, quando você a dobra, ela fica com a marca do vinco por causa da resina. Você pode encontrar estas mantas na cor branca e também na cor preta. É legal usar a manta escura com tecido escuro.

Pra você fazer um trabalho mais leve, mais macio, daqueles fininhos e fáceis de dobrar, você pode usar a Manta Âmbar ou a Manta Jade.
MANTA ÂMBAR = poliéster com algodão, antialérgica, fina e macia, 100g e 200g.
MANTA JADE = poliéster com viscose, fina e macia, 100g ou 200g.

As Mantas Acrílicas dever ser usadas naquelas mantas mais leves e fofas, tipo as mantas de bebê. Neste caso o seu trabalho vai ficar parecido com um edredon. Você pode escolher entre a de 100gr e 60gr. A de 100 deixa o seu trabalho mais fofinho, mas mais pesado, por isso eu tenho preferido fazer minhas mantas com a de 60gr.
MANTA ACRÍLICA = poliéster, não muito macia, espessuras entre 60g e 200g.

Pesquisei durante muito tempo que tipo de material eu poderia utilizar para estruturar as minhas bolsas até chegar no Forrobel, que é uma espécie de feltro, só que bem grosso. Como é também um material mais caro, eu costumo usar só para fazer bolsa e dou preferência às outras mantas na hora de montar uma colcha, um caminho de mesa, por exemplo.
FORROBEL = poliéster, espécie de feltro muito grosso, 330g.

O outro material que uso bastante para fazer as bolsas e carteiras é o Filter, que nada mais é do que uma entretela mais estruturada. É um material bem fininho, mas bem encorpado, eu costumo usar a de 150g pra fazer as minhas peças, se você comprar a de 200g vai ver que se parece até com uma cartolina, um papelão, é bem mais grosso e duro. Há quem utilize pra fazer o fundo das bolsas, substituindo o papel couro ou papelão.
FILTER = poliéster, fino e bem encorpado, vai de 150g a 250g.

Apesar de todas essas dicas, eu aconselho você a fazer as suas próprias experiências. Compre um pedaço de cada uma das mantas e veja o que se adequa melhor ao que você está querendo fazer.

Eu tenho um covite para você!

Quer dar os primeiros passos no QUILTING? Sabia que para fazer o Quilting, não é necessário talento ou DOM? Você precisa de suas coisas: Método e Treino

O Método é comigo e o treino é com você!

Mas não basta apenas treinar, tem que SABER treinar…

De 22/10 à 31/10 vai acontecer a SEMANA DO QUILTING, um evento totalmente GRAUITO e ON LINE onde eu vou te mostrar como dar os primeiros passos no QUILTING e como TREINAR de maneira CORRETA!

Para participar, é muito simples, clique no link abaixo e se inscreva.

LINK>> CLIQUE AQUI E VENHA PARTICIPAR << 

Espero que você aproveite tem as dicas.
Beijinhos e até a próxima!

Sobre o Autor Ver todas as Postagens

Ana Cosentino

Sou apaixonada pelo Patchwork e pelo Quilting e acredito que o Patchwork tem o poder de transformar as vidas das pessoas.
Eu digo isso com propriedade, pois a minha própria vida foi... Saiba mais→