Como Combinar Tecidos de Patchwork

Quando pensamos em fazer Patchwork a primeira grande dificuldade vem na combinação dos tecidos para poder fazer um trabalho bonito.
Quais tecidos escolher?
Como fazer essa escolha?
Como combinar?
Existe técnica para isso?

Sim, existe técnica e método para isso e nesse post eu quero te ajudar nessa questão…

Vamos começar dividindo os tecidos em 4 categorias:

  • Tecidos Principais
  • Tecidos Neutro (Ou bases)
  • Tecidos Texturizados
  • Tecidos Estampados

Tecido principal: geralmente aquele que mais chamou sua atenção e a partir dele escolherá os outros geralmente tem uma gama de cores maiores

Base ou Neutro: geralmente pérola. Branco usa mais com pastéis e pode usar até preto

Texturizado: não tem estampa. Pode ser tom sobre tom, poeira, arabesco, manchado (Um grande exemplo desses, são os Alecrim, da minha coleção de tecidos)

Estampado: geralmente o principal é a estampa maior, mas podemos trabalhar com estampas grandes e pequenas, juntas

Dicas Importante: Cuidado com tecidos xadrez e listado, que devem ser cortados na tesoura e geralmente não são muito fáceis e utilizar em blocos com muito recorte

Exemplo de tecidos Texturizados
Essa é a Coleção Country da Alecrim Tecidos by Ana Cosentino. Você pode adquirir essa coleção completa CLICANDO AQUI

Quando somos iniciantes e sem experiência, o ideal é escolher cores frias ou quentes e com o tempo ir ousando e misturando-as.
Falando de cores quentes e cores frias, vamos entender um pouco mais sobre o assunto…

Um círculo de cores é dividido entre os grupos de cores frias e quentes, ficando cada uma de um lado. Algumas cores são híbridas, como o verde e o roxo e estão no encontro das cores frias com as quentes. Algumas vezes tendem para as cores frias, outras para as quentes, dependendo da mistura que foram formadas.

As cores quentes são as mais abertas, vibrantes, fortes, estimulantes, refletem mais luz e transmitem calor. Entre elas estão os tons de vermelhos, laranjas e amarelos e têm por finalidade trazer mais vida onde são colocadas. São muito utilizadas em locais de refeição ou sociais. Devemos usar as cores fortes com moderação, sabendo bem com que intenção a utilizamos e que impacto elas terão em nossas emoções e desempenho mental.

As cores frias já são o oposto. Sempre trazem um ar de calma, relaxamento, melancolia, paz e envolvem as cores em tons de azul, verdes e roxos. Também trazem efeito de amplidão aos ambientes, aumentam a concentração, aguçam os pensamentos e permitem que nossa mente esteja mais disponível para “trabalhar” e até diminuem a pressão arterial. 3

Dizemos que o preto é a soma de todas as cores e o branco é ausência de cor, mas ambos têm propriedades quentes e frias. Por norma, o branco é considerado frio e o preto quente.

Exemplo da Roda das Cores

As cores são capazes de despertar sentimentos nas pessoas e todas elas tem significado, vamos entender um pouco de cada delas…

Abaixo segue um guia rápido de algumas cores:

  • Vermelho: Paixão, amor, raiva.
  • Laranja: energia, felicidade, vitalidade.
  • Amarelo: felicidade, esperança, mentira.
  • Verde: recomeço, abundância, natureza.
  • Azul: calma, responsabilidade, tristeza.
  • Violeta: criatividade, nobreza, saúde.
  • Preto: mistério, elegância, mal.
  • Cinza: melancólico, conservador, formal.
  • Branco: Puro, limpo, virtuoso.
  • Marrom: natureza, salubridade, confiança.
  • Bege: elegância, piedade, tédio.

Eu tenho um vídeo onde explico COMO escolher seus tecidos para fazer patchwork, veja abaixo

Essa semana acabei de abrir as matrículas para meu Método Fundamentos do Patchwork, onde eu explico COMO fazer Patchwork e como ENTENDER essa arte, saindo do absoluto ZERO até a construção de colchas maravilhosas!
Eu gravei um vídeo onde explico tudo sobre meu curso, CLIQUE AQUI E VEJA

Bjinhos
Até o próximo post

Sobre o Autor Ver todas as Postagens

Ana Cosentino

Sou apaixonada pelo Patchwork e pelo Quilting e acredito que o Patchwork tem o poder de transformar as vidas das pessoas.
Eu digo isso com propriedade, pois a minha própria vida foi... Saiba mais→